ALDEIA

VISTA PARCIAL DA ALDEIA


A ALDEIA DE FRÁGUAS FICA SITUADA A OESTE DA SEDE DO CONCELHO DE VILA NOVA DE PAIVA E É SERVIDA PELA ESTRADA MUNICIPAL 569.

TEM UMA ÁREA APROXIMADA DE 12 KM2 DE SUPERFICIE E DISTA 4 KM DA SEDE DE CONCELHO. FOI VILA E SEDE DE CONCELHO DESDE 1514 A 1883.

BREVE HISTÓRIA 

PINHO LEAL DIZ QUE O NOME DE FRÁGUAS PROVÉM DE UMA GRANDE E ANTIGA FÁBRICA DE FUNDIÇÃO DE FERRO ATRIBUINDO A ETIMOLOGIA À DENOMINAÇÃO DE "FABREGAS" QUE SEGUNDO O AUTOR, QUER DIZER O MESMO.
EXISTEM AINDA NO LOCAL ESCÓRIAS DE MATERIAL FUNDIDO EM GRANDES QUANTIDADES, O QUE PROVA QUE FRÁGUAS JÁ ERA POVOADO IMPORTANTE NA ANTIGUIDADE DO PERÍODO DE OCUPAÇÃO ROMANA E PRÉ-ROMANA.

QUANTO À SUA HISTÓRIA, DOIS DOCUMENTOS, UM DE 1111 E OUTRO DE 1129, REFEREM-SE AO TOPONÍMIO NAS SEGUINTES FORMAS: (VILLA QUAE VOCITONT FRAVEGAS E VILLA QUAE VOCATUR FABRICAS).

D. TERESA, MULHER DO CONDE D. HENRIQUE E MÃE DE D. AFONSO HENRIQUES, FAZ DOAÇÃO DO COUTO DE FRAVEGAS, NO ANO DE 1128, A GARCIA GARCÊS E A SUA MULHER, D. SILVINA MENDES.

QUANDO O COUTO JÁ SE ENCONTRAVA NA POSSE DA COROA, D. AFONSO II VEM DOÁ-LO A D. MARTINS FERNANDES DE (RIBA DE VIZELA)) E A SUA MULHER D. ESTEFÂNIA SOAREZ. POR MORTE DE D. MATINS FERNANDES, O COUTO DE FRAVEGAS É DIVIDIDO, CABENDO ALHAIS À VIÚVA E FRAVEGAS A SEU FILHO, D. DURÃO MARTINS, NOVO SENHOR DA TERRA.

NAS INQUIRIÇÕES DE 1258, HÁ NUMEROSAS REFERÊNCIAS A FRÁVEGAS ENQUANTO QUE NAS INQUIRIÇÕES DE D. DINIS (1288) SE ALUDE À "PAROCHIA SANCTO SALVATORIS DE FRAVEGAS."

NO FORAL MANUELINO E NO CADASTRO DE 1527 JÁ ENCONTRAMOS A FORMA DE FRÁGOAS.
FRÁGUAS VEM A TER O FORAL MANUELINO PASSADO EM LISBOA A 16 DE JUNHO DE 1514. A FORCA DE FRÁGUAS EXISTIU NUM LUGAR AINDA HOJE DENOMINADO VAL DA FORCA.

A CASA DA CÂMARA E A CADEIA AINDA MARCAM A SUA PRESENÇA, JUNTO AO PELOURINHO. FOI RECENTEMENTE ALVO DE RECONSTRUÇÃO PARA UMA HABITAÇÃO PARTICULAR.
COM A EXTINÇÃO DAS VILAS DE ALHAIS, PENDILHE E VILA COVA À COELHEIRA, EM 1836 E, QUE VÊM A SER INCORPORADOS NO CONCELHO DE FRÁGUAS, FAZEM DESTE UM GRANDE CONCELHO.
O CONCELHO DE FRÁGUAS VEM A SER EXTINTO NO ANO DE 1896 E TODA A SUA ÁREA ADMINISTRATIVA VEM A SER INCORPORADA NO NOVO CONCELHO DE VILA NOVA DE PAIVA, CRIADO NO ANO DE 1898.